enxertiaNormalmente, a enxertia é feita por dois métodos diferentes, que são a garfagem e a
![]() |
Simulação de processo de enxerto |
A segunda técnica de mais utilizada de enxertia é a borbulhia, que consiste em retirar um pedaço da casca da planta que se deseja propagar e implantá-lo na muda de uma variedade rústica, que pode ser da mesma espécie ou de espécies aproximadas. Se houver sucesso na prática, dentro de pouco tempo já se obtém uma espécie com características melhoradas para cultivo.
De um modo geral, o que mais dificulta a prática da enxertia é a operação. Esse processo é muito minucioso, para trazer bons resultados são necessários cuidados especiais e bastante conhecimento e experiência de quem desenvolve. Além disso, o nível de dificuldade de execução da técnica pode aumentar de acordo com a espécie, o que requer uma mão de obra ainda mais qualificada, encarecendo o processo.
A enxertia tem sido muito empregada na disseminação de espécies frutíferas, como é o caso da laranja da baía, também conhecida como laranja de umbigo. Essa variedade surgiu no estado da Bahia de forma espontânea no início do século XIX, por meio de mutação cromossômica. Desde então, a laranja da baía enxertada em outras variedades, para que suas qualidades sejam preservadas. Ela não produz sementes (meiose anormal), tem um sabor adocicado, polpa consistente e granulada, casca grossa e suas flores são usadas para extração de perfumes.
Para desenvolver o melhoramento genético é preciso obter o fenótipo desejado e, ainda, disseminar o genótipo que condiciona essa característica. Os processos sexuais de vegetais e animais domésticos, no entanto, dificulta a propagação de variedades melhoradas, pois, a cada nova geração, ocorre uma nova mistura de genes por meio da segregação e da recombinação gênica. Assim, a enxertia é uma forma de resolver esse problema, já que se trata de uma reprodução assexuada.
Postar um comentário Blogger Facebook
Clique para ver o código!
Para inserir emoticon você deve adicionar pelo menos um espaço antes do código.